Karate para Adultos

Nuno Almeida Karate

O Karate, como uma Arte Marcial que melhora a condição física dos seus praticantes oferece uma série de benefícios.

Numa altura em que a modalidade se encaminha cada vez mais para a vertente desportiva, continuamos a querer oferecer um Karate para todos.

Adaptamos o Karate às necessidades físicas de cada um e procuramos contribuir para um estilo de vida cada vez mais saudável, integrando todos os aspectos filosóficos intrínsecos à nossa modalidade.

Para tal, procuramos inserir em todos os nossos alunos o "Dojo Kun" (Regras do Dojo):

Hitotsu! Kansei Ni Tsutomuru Koto

Primeiro. Esforçar-se para a formação do carácter.
Significa que quem o recita deseja formar uma personalidade de valor.

Hitotsu! Makoto No Michi O Mamoru Koto

Primeiro. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
Significa que quem o recita valoriza a honestidade.

Hitutsu! Doryoku No Seishin O Yashinau Koto

Primeiro. Criar o intuito do esforço.
Significa que quem o recita tem a intenção de se esforçar cada vez mais pelos seus objectivos.

Hitotsu! Reigi O Omonzuru Koto

Primeiro. Respeito acima de tudo.
Significa que quem o recita valoriza os bons costumes e obedece aos superiores e às autoridades.

Hitotsu! Kekki No Yu O Imashimuru Koto

Primeiro. Conter o espírito de agressão.
Significa que quem o recita condena a violência motivada pelo ímpeto.

Reparou que o Dojo Kun começa sempre com a palavra Hitotsu (primeiro)?

Para os praticantes do Karate, e respeitantes do Dojo Kun, todos os preceitos são importantes e devem ser exercidos de forma igual.

Os 3 K's do Karate

Este trinómio significa Kihon (fundação, fonte), Kumite (encontro de mãos) e Kata (forma) e são os três principais exercícios do Karate.

Kihon

Técnica base (um soco, um pontapé, uma postura) que é repetida pelo praticante diversas vezes. O objectivo é tornar essa técnica tão natural que, quando for utilizada num Kata não haverá dificuldades.

Kumite

Representa uma luta, um combate. O nome relembra ao lutador que o combate dar-se-á, pelo menos nos primeiros momentos, em condições de igualdade e por conseguinte, deve haver respeito. Embora o Karate possua técnicas mortais, quando o Kumite foi incorporado no treino viu-se que deveria haver mais controlo e que um aluno só deveria treinar esta vertente quando conhecesse as técnicas dos Kihons e dos Katas. A prática do Kumite, como parte do treino, além de promover a adaptação do praticante a situações de combate, tem como principio a promoção do companheirismo, da partilha de informações e da ajuda mútua.

Kata

Pretende ser uma luta simulada, formatada para que o karateca consiga praticar sozinho. São movimentos coreografados que visam desenvolver as técnicas face a situações reais. A finalidade é que o aluno aprenda profundamente o Kihon e depois perceba a aplicação de facto das técnicas de projecção, controlo, pontapés e/ou deslocamentos. O Kata é, portanto, o ponto que une as práticas de Kihon e Kumite.

Embora o Karate seja um excelente meio de auto-defesa, é também uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

Mas atenção, o facto de um Mestre ensinar Karate durante vários anos, isso não faz dele um bom treinador. É importante que procure um treinador, que alie os conhecimentos na arte marcial à formação motora e do desenvolvimento físico. Ensinar um pontapé durante 20 anos não significa que esse pontapé esteja a ser ensinado de forma a não prejudicar a sua saúde articular no futuro.

Assim, sugerimos que encontre um treinador certificado, que esteja em constantes formações, para que a sua saúde e o treino bem orientado seja a sua primeira preocupação.

A prática do Karate, se for bem orientada, proporciona as seguintes vantagens:

• Aumenta a flexibilidade, a resistência e a força muscular, de forma a tonificar e a definir os músculos. Acredita-se que mulheres que praticam atividades físicas têm menos probabilidade de desenvolver o Parkinson, devido a constante activação cerebral.
• Pela sua natureza, o Karate solicita o corpo a movimentar-se em todas as direcções. Difere nesse aspeto de outros desportos que apenas trabalham braços ou só pernas.
• Estimula o intelecto cognitivo. Aprender vários nomes em japonês e decorar sequências dos Katas ajudar-lho-á a ativar o cérebro. Manter a cabeça ativa é um excelente retardador da manifestação da doença de Alzheimer.
• Melhora o equilíbrio, aumenta a rapidez dos reflexos, a coordenação motora e melhora a noção de distância. Todas estas acções terão um impacto bastante positivo no seu dia-a-dia.
• Facilita o desenvolvimento da socialização dos indivíduos, bem como, promove qualidade nas relações interpessoais, vantagens estas que poderá transmitir na sua vida profissional.
• Pode ser praticado em qualquer local. Só necessita do corpo e de um pequeno espaço. Se está com falta de tempo para se exercitar, um Kata é concluído em menos de 2 minutos. Quando conseguir aplicá-lo de forma vigorosa vai perceber que treinar um Kata irá fazê-lo sentir-se mais ativo para o resto do dia.
• Não oferece qualquer perigo, é muito mais fácil o praticante lesionar-se a treinar futebol que Karate. As técnicas de ataque são feitas contra o adversário de forma controlada e defendidas antes de atingir o alvo, motivo pelo qual é possível treinar com o parceiro.
• Na prática do Karate, desde que cada um saiba dosear a quantidade de exercícios à sua capacidade, não se corre o perigo de sobrecarga de exercícios ou de exaustão física. Com o tempo, o físico vai-se desenvolvendo, fica-se mais hábil na técnica, os movimentos tornam-se naturalmente mais eficientes, sendo possível aumentar aos poucos, a quantidade de exercícios.
• E como é uma Arte Marcial oferece grande movimentação técnica, luta, sequências técnicas, torções, chaves articulares, manipulações dos pontos vitais humanos, estratégias de defesa pessoal, auto-suficiência sem luta, psicologia manipulativa reversa, ou seja, enganar o adversário e fazê-lo reflectir e mudar de opinião sobre o facto de querer uma afronta.
• Por fim, e a mais importante área de treino, o refinamento espiritual por técnica de meditação, respiração, focalização objectiva, controle de energia vital, aquisição de disciplina, perseverança e superação das vulnerabilidades emotivas e mentais.